terça-feira, 26 de abril de 2011

Era uma vez...um conto de fadas super moderno

      Prepare-se, tudo o que você conhece está para mudar. Falo do que a sua mãe te contava quando você era pequeno. Sabe aquelas garotas como chapeuzinho vermelho, a Bela (A Bela e a Fera), Cinderela? Todas elas radicalizaram. Ou melhor, foram radicalizadas. Os contos de fada mudaram. Afinal Hollywood requer precisa de algo inovador.
       A primeira da fila foi a Cinderela, foram feitos dois filmes o primeiro com a Hilary Duff e o segundo com a Selena Gomez, ambos feitos pela Disney. A nova Cinderela (2004) e Outro conto da nova Cinderela (2008), respectivamente. Foi algo inocente e no estilo comédia romântica. Típicos filmes de sessão da tarde. O sapatinho de Duff era um celular e ela trocava e-mails com o príncipe que era o garoto popular da escola. É claro, que ele tinha uma crise existencial e ela era a outra metade dele. O da Gomez também era desse jeito melado. Foram apenas modernizados. 
       Ontem, fui ao cinema com a minha irmã assistir "A garota da capa vermelha". Sim, é a antiga chapeuzinho vermelho, agora representada pela atriz Amanda Seyfried. A vovó continua na floresta, ainda tem lenhadores, ah, e o lobo mau? Virou um lobisomem. pois é,o mundo mudou minha gente. Chegou a era do Crepúsculo e de um monte de literatura fantástica teen. A diretora do filme é a mesma da adaptação às telas do primeiro filme da saga Crepúsculo.   
       Apenas algo a título de curiosidade e reflexão. Quando os Irmãos  Grimm "escreveram" os famosos contos, entre eles o da chapeuzinho, eles tinham fundo moral. Mas não no sentido de "não fale com estranhos" que colocamos, e sim no sentido de que belas garotas são facilmente seduzidas por caras como o lobo, machos alfa. Os contos grimm eram como histórias para apavorar, e mostrar a realidade que acontecia. para nós é tudo muito infantil. Porém quando foram originalmente relatados, eles serviam como alerta a crianças e jovens. 
         Voltemos ao filme, um lobisomem, uma garota revolucionária com capa vermelha ( também dada pela vó) e a vó. Temos muitos outros elementos no filme, como adúlterio, o poder da igreja e da crença. Quando comecei a assistir ao filme fiquei pensando o que fizeram? Contudo, não é muito diferente da ideia original. O filme é um tanto sombrio, e tem o seu certo nível de suspense. Apenas nos últimos dez minutos de filme descobrimos a identidade do Lobisomem. Hollywood com certeza inovou e cativou. Algumas pessoas não entendem que quando uma obra é adaptada ao cinema, a obra literária é base. Apenas base. Não cabe colocar tudo o que havia no livro ou é preciso adaptar ao tempo atual, inovar. Todo mundo conhece os antigos contos de fada, e se a Dreamworks e a Pixar(disney) mudaram tanto as histórias originais, por que não deixá-las mais adultas? O cinema tem adaptado diversas obras ao cinema, nào só clássicos literários, a Marvel vem lucrando um bocado as adaptações feitas. 
    Que fique bem claro que não estou falando de fotografia, direção, ou outros componentes que avaliam um filme como arte cinematográfica. Apenas uso o filme para exemplificação do resultado da tradução do livro para o cinema. Por que é um processo de tradução, segundo Jakobson, um processo de tradução intersemiótica que prevê o texto de chegada sendo de uma forma diferente do texto de partida. 
     Lançado em Março nos EUA, o conto de fadas da vez é A Bela e a Fera . Um garoto rico, lindo e mimado que encontra uma bruxa moderna que lança nele um feitiço antigo. A premissa é a mesma, achar o amor verdadeiro. Os atores protagonistas são Vanessa Hudgens (HSM), Alex pettyfer (I Am number four) e  Mary-kate Olsen( precisa de lista de filmes?). O filme é entitulado "A fera" e  eu não localizei a data de lançamento do filme no Brasil. Vamos ver qual será o novo resultado. Por que com certeza essa não será nem a primeira nem a última adaptação.


Links dos filmes no IMDB:
A garota da capa vermelha: http://www.imdb.com/title/tt1486185/
Outro conto da nova Cinderela: http://www.imdb.com/title/tt1071358/ 

Perfil do Jakobson (Linguista Russo) no wikipedia:



Um comentário:

  1. Quero muito assistir A Garota da Capa Vermelha.
    E também acho que os filmes não precisam ser idênticos aos livros,porque perderia toda a graça de ler o livro em que o filme foi baseado.
    Mas muitas adaptações deixam a desejar.
    Percy Jackson é um exemplo de um livro muito bom que, na minha opinião, não foi um bom filme.
    Mas fazer o que. Não podemos mudar muito isso.

    Beijos :*

    ResponderExcluir