domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sobre (se) julgar

Isso com certeza já aconteceu com você, em algum momento. Você precisa de um amigo para contar algo que você fez ou pensa. Buscando nesse amigo a resposta fácil para o seu problema. Quem dera se essa fosse realmente a resposta. Muitas vezes ao invés de ouvir tudo o que eles tem a dizer ouvimos apenas aquela parte que interessa. Buscamos em nossos amigos a consciência que devíamos ter. Não escutamos o que a pessoa mais importante tem a nos dizer, essa pessoa é a que mais está interessada no seu bem-estar. É você mesmo.
A sociedade adora rotular e julgar os outros, se cada um se julgasse o mundo seria bem melhor. Temos , e eu uso nós por que eu também me incluo, que parar de pedir conselhos a todo mundo. Hoje a minha tia me ligou contando sobre a meditação e como ela retoma o indivíduo ao seu estado original, sem vaidade, orgulho e todos esses considerados pecados capitais. É a pura verdade, nascemos puros, aos poucos fomos nos corrompendo e tendo morais e éticas banais. São padrões que alguém, alguma hora, começou a estabelecer. E o pior, outras pessoas seguiram. Quantas mulheres maravilhosas se sentiram lixo por causa de padrões ridículos? Quantas vezes pensamos: "nossa, imagine o que iriam falar se...".
Por muito tempo me senti dependente dos outros em muitos aspectos. Eu achava que tinha necessidades, que se caso eu não falasse com tal pessoa, ou não fizesse aquilo eu não estaria completa. Quanta bobagem! Esquecemos que viver é muito mais que isso. 
O ser humano sente uma necessidade em ser julgado. Precisa de um feedback. Precisamos parar de tentar achar motivos ou padrões. Imagine quanta coisa poderia ser feita nesse tempo em que ficamos refletindo sobre coisas que devem ser sentidas, e não pensadas. 
Reflita sobre as coisas boas, mas pare de procurar razão em tudo. Isso tira toda a graça da vida.
Finalizo com as palavras de um grande poeta, Fernando Pessoa.
"A Razão é Incompetente para Determinar uma Verdade".

Uma boa semana a todos! 
Música tema: Unwritten - Natalia Bedingfield

Nenhum comentário:

Postar um comentário