sábado, 29 de janeiro de 2011

Sapatos e mais sapatos!

Continuando a minhas peripécias pela terra congelada, ontem fui ao museu do sapato, The Bata Shoe Musem. Sim, existe um museu do sapato. E ele é magnifíco e peculiar. Uma vez me disseram que tudo é história, e por que não usar sapatos para contá-la? Nossa ótima ideia da Mrs Sonja Bata. Aberto em 1995, o museu conta com um acervo de em média 10,000 sapatos, e a minha mãe diz que eu que tenho sapato demais...
São 4 pisos com diferentes perspectivas. No piso inferior é contada a história do sapato, desde o Egito até como os padres católicos usavam seus sapatos. São histórias muito interessantes envolvendo sapatos! Nem os contos de fada escaparam.
O Canada tem o JUNO Award, um prêmio para os artistas canadenses de sucesso, e no primeiro piso estava uma coleção comemorativa dos 40 anos do prêmio. Os converse all stars de diversos artistas, incluindo o da cantora pop Avril Lavigne, o mesmo tênis usado no clipe sk8ter boi. As botas Harley Davidson do vocalista da banda Nickelback, Chad Kroeger, os calçados da banda Barenaked Ladies, os caras que cantam o tema de The Big Bang Theory, as botas reluzentes de Nelly Furtado e muito mais. estão disponibilizados Ipads para ouvir as músicas desses artistas e apreciar o som canadense.
O segundo andar conta a história das mulheres Norte Americanas com sapatos, maravilhoso, muito legal mesmo. Até mesmo as nativas gostavam de um adereço diferente em seus sapatos. No mesmo andar está acontecendo uma exposição de meias. A histórias delas e meias de famosos como Napoleão, a Grande Rainha Victória e Coraline(sim, a pequena personagem de Gaiman filmada por Tim Burton).
O terceiro e último andar pertence à arte. Desenhos de sapatos, esculturas, pinturas, tuso relacionado a sapatos e arte. Muito legal ver como surgiram essas ideias. 


Eu diria que foi um passeio peculiar, esse faz o Top 5 Toronto...


Fotos no meu facebook... aqui apenas uma das minhas preferidas..
Para mais informações sobre o museu: http://www.batashoemuseum.ca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário